Sociedade Moderna

    A sociedade moderna foi marcada pela revolução industrial e pela reorganização do trabalho. Ela trouxe diversos problemas sociais que foram muito estudados por diversos pensadores.


   Emile Durkheim, Karl Marx e Max Weber tiveram diferentes perspectivas sobre esse assunto. Sobra a relação homem x sociedade, Emile dizia a respeito dos aspectos sociais fundamentais para se explicar a realidade do indivíduo. Já Karl Marx, explicava a sociedade através do modo que seus indivíduos se organizavam para produzir os bens necessários à sua existência. Weber, entretanto, entendia que cada ação social era um reflexo das influências das ações dos outros indivíduos.




  Todos esses pensadores perceberam o homem a partir do contexto no qual eles estavam inseridos e não de forma isolada.
  A desagregação social, decorrente da ausência de regras que pudessem estabelecer o limite das relações humanas na atividade industrial, o fato de que a sociedade capitalista explorava e alienava o trabalho do homem, o que provocava a degradação da condição humana. E também, a característica do capitalismo ser uma forma de organização social que girava em torno da rotina e a obediência das regras que submetia o homem à chamada burocracia. Tudo isso foi observado e criticado a respeito da configuração da sociedade capitalista.


Fonte: Couto, Andrea,A visão dos clássicos sobre a Sociedade Moderna. Acessado em 20/09/2013 às 03h20min. Disponível em: http://feiraconceitual.wordpress.com/2008/04/20/a-visao-dos-classicos-sobre-a-sociedade-moderna/

Nenhum comentário:

Postar um comentário