Respostas das questões sobre os textos

      Crescimento das mídias e dos signos
      Homem e as máquinas
Do livro “Cultura das Mídias” de Lúcia Santaella


1.    Como a autora estabelece a relação entre linguagem e comunicação por meio dos conceitos de biosfera e noosfera (semiosfera)?

         A noosfera (ou semiosfera) é o reino dos signos. Este reino está em constante expansão e os meios de comunicação realizam um papel importante, pois as novas tecnologias estão inseridas na linha de continuidade da expansão semiosférica. Os signos são realidades materiais concretas e todas as mensagens estão sempre encarnadas no corpo dos signos, mas para serem transmitidas, as mensagens necessitam de uma canal. A função deste canal é sempre a mesma: a de que as mensagens nas quais os processos sígnicos se configuram sejam transmitidos de uma fonte a um destino. Portanto, no processo da comunicação o canal que é um componente desse processo desempenha o papel mais substancial.
        Por exemplo: Na fala, há uma fonte geradora de signos que é o cérebro. No cérebro estão armazenadas as regras de codificação desses signos. Essas regras estão vinculadas ao tipo de canal através do qual esses signos serão veiculados para serem transmitidos. O canal é o aparelho fonador.

2.   Como estabelece a relação entre avanço tecnológico e crescimento das mídias e dos signos?
         Com o passar do tempo, os signos passaram a exigir o aparecimento de meios de conservação. Assim, houve o surgimento dos templos, das bibliotecas e dos museus. A tinta a óleo surgida na Renascença trouxe maiores possibilidades de manuseio e maior flexibilidade. Com a invenção da prensa tipográfica, o meio de produção passou a ser um meio de reprodução, permitindo que várias cópias fossem produzidas a partir de uma matriz, possibilitando assim, o livro impresso. No livro impresso tem início os primórdios dos processos de comunicação em massa. Assim, o avanço tecnológico da tipografia ajudou no crescimento das mídias.
        Prensa Tipográfica. Disponível em:                              http://jornalismoup1ano.wordpress.com/2013/04/16/prensas-tipograficas/ Acessado em 21/09/2013 às 15h20min

         Então, no início do século XIX, houve o surgimento da litografia que, ao submeter o desenho à pedra calcária permitiu não apenas a reprodução em série das artes gráficas, mas também a produção de obras novas diariamente. Ao ilustrar a atualidade cotidiana, o desenho se tornou um importante colaborador da imprensa.
           Com a passagem do mundo artesanal para o mundo industrial-mecânico, apareceram as primeiras máquinas inteligentes capazes de produzir linguagem, característica até então exclusiva do cérebro. A primeira dessas máquinas foi a câmera fotográfica, que ajudou na criação e reprodução de novos signos. Depois, veio o computador.
           A relação entre avanços tecnológicos e o crescimento da mídia e dos signos ocorre, pois conforme a tecnologia avança, novas formas, meios, aprimoramentos e técnicas das mídias e dos signos aparecem, gerando assim, um aumento na atuação que a semiosfera tem no mundo. Com cada vez mais novas e melhores formas de manifestação gerados pelos rápidos avanços tecnológicos, as mídias e os signos estão em constante crescimento junto a este avanço.
 
3.   Discorra sobre as máquinas sensoriais.
          Máquinas sensoriais são aquelas que funcionam como extensoras dos sentidos humanos especializados, ou seja, como extensões por exemplo do ouvido e do olho, tendo como exemplo a câmera fotográfica, que funciona como uma extensão do olho. As máquinas sensoriais são também chamadas de aparelhos devido ao fato de estarem ligadas à especialização dos sentidos. Os aparelhos são construídos com pesquisas e teorias cientificas sobre o funcionamento dos sentidos humanos. Assim, são máquinas dotadas de uma inteligência sensível na medida que possuem um certo nível de conhecimento técnico acerca do funcionamento do órgão que prolongam. Aparelhos são também maquinas cognitivas.
  Disponível em:    http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,primeira-camera-fotografica-e-vendida-por-r-16-milhao,558649,0.htm Acessado em 21/09/2013 às 15h10min
          Enquanto as máquinas tarefeiras imitam e amplificam os poderes da musculatura humana, os aparelhos são máquinas que não somente imitam aquilo que os olhos veem e os ouvidos escutam, mas também amplificam a capacidade humana de ver e ouvir, instaurando assim, novos prismas e perspectivas que o mundo não teria. Concluímos então, que enquanto as maquinas musculares produzem objetos, os aparelhos produzem e reproduzem signos.
          O mundo passou a ser crescentemente povoado de signos após o advento dos aparelhos.
          Os registros fixados pelos aparelhos visuais e auditivos são signos capturados da realidade por uma câmera e devolvidos ao mundo. Assim, além de replicantes, são sobretudo, proliferantes de signos.

4.     Discorra sobre os tópicos abordados em “O Homem e as Máquinas”.
         Utensílios são produzidos para serem usados. Ferramentas são artefatos projetados para realizar determinado trabalho ou tarefa funcionando como extensões ou prolongamentos das habilidades.
          Máquinas referem-se a uma estrutura material ou imaterial que se aplica a qualquer construção ou organização em que as partes estão de tal maneira conectada e inter-relacionada que, ao serem colocados em movimento, o trabalho é realizado de forma unitária.
Máquinas musculares
         As máquinas introduzidas pela revolução industrial eram capazes de substituir a força física do homem. A energia da máquina foi usada a serviço dos músculos humanos, livrando-os do desgaste.
         Trata-se de máquinas servis, tarefeiras, que trabalham para o homem, ou melhor, substituem o trabalho do homem nas tarefas puramente física e mecânica. A máquina é capaz de acelerar os movimentos, intensificando a realização das tarefas. Toda máquina começa pela imitação de uma capacidade humana que a máquina se torna capaz de ampliar.
           As máquinas musculares sobrevivem até hoje sob múltiplas aparências, como por exemplo o elevador, o automóvel e o liquidificador.
 Disponível em:  http://www.crel.com.br/portal/elevadores-novos.html Acessado em: 21/09/2013 às 15h05min



Máquinas Sensoriais
           Trata-se das máquinas que funcionam como extensões dos sentidos humanos especializados. Máquinas sensórias são máquinas construídas com o auxílio de teorias científicas e pesquisas acerca do funcionamento dos sentidos humanos especializados. Enquanto as máquinas musculares produzem objetos, as máquinas sensórias produzem e reproduzem signos. Os aparelhos não são apenas extensões do processamento sensório, eles também são máquinas de registro e reprodução ou gravação daquilo que captam, Além de replicantes, são, sobretudo proliferantes, dotados de um alto poder para a proliferação de signos.
 Máquinas Cerebrais
          Com as máquinas cerebrais, surgiu a metáfora de que um cérebro é um computador e vice-versa. E, de fato, nossa estrutura corporal foi decisiva como base para a criação dos computadores. Com isso, começou a investigação de processos humanos internos, que culminou no entendimento abstrato computacional dos mecanismos.
               Como na Máquina de Turing, que era uma fermenta intelectual diretamente relevante para o desvendamento dos mistérios da inteligência. A diferença de um dispositivo em computador digital está no fato de que o computador é um dispositivo que processa símbolos. Com o computador digital, deu-se por inventado um meio para imitação e simulação de processos mentais.
             Na história dos computadores, a grande revolução foi o computador pessoal. Com o tempo , o computador foi gradualmente humanizando-se, perdendo suas feições de máquina para se tornarem redes de interfaces e aquilo que eram máquinas passaram a ser extendidas como correções fluidas das interfaces através das quais os computadores vão crescentemente se potencializando para novas interações. Mas a principal função das máquinas cerebrais é a ampliação das habilidades mentais, notadamente as processadoras e as da memórias.
      
Disponível em: http://www.omenorprecodobrasil.com.br/oferta/computador-i5-home/1907 Acessado em 21/09/2013 às 15h 


          Com tudo isso, observa-se que novas formas de interface entre humanos, plantas, animais e robôs se desenvolverão como um resultado da expansão das tecnologias de comunicação e tele presença.  





Nenhum comentário:

Postar um comentário